10 de nov. de 2011

A cura do diabetes tipo2
Noticia a capa da revista Veja (edição 2032 de 31 de outubro de 2007), utilizando como fonte principalmente os resultados de um estudo publicado na revista americana Surgical Endoscopy em 18 de agosto de 2007.
O estudo envolveu um grupo de 39 pacientes submetidos a uma cirurgia para alterar a rota que o alimento segue no intestino. Semelhante a um curto-circuito: Normalmente o alimento segue do estômago > duodeno > jejuno > íleo > intestino grosso. Com a cirurgia o alimento segue do duodeno > íleo>intestino grosso> excreção, deixando boa parte do jejuno sem receber alimento e portanto diminuindo a digestão e absorção.
O interessante é que este curto-circuito estimula a liberação de substâncias que aumentam a produção de insulina e portanto contribuem para a normalização dos níveis de glicose, tratando-se assim o diabetes.
No entanto é importante frisar que trata-se de um procedimento experimental, ainda não estabelecido como tratamento consensual. Os próprios autores do estudo, que são do Hospital de Especialidades de Goiânia, afirmam que um tempo maior de seguimento dos pacientes e novos estudos são necessários.
É muito importante a busca de novas formas de tratamento e devemos parabenizar a equipe brasileira pela iniciativa.
Prevenção
Gostaria de lembrar aqui a melhor forma de curar o diabetes: Não adquirí-lo! Isto mesmo: Prevenir o surgimento da doença é a melhor forma de tratamento, evitando o uso de medicamentos, ou neste caso, de procedimentos cirúrgicos, que sempre envolvem riscos.
A própria Organização Mundial da Saúde alerta para epidemia do diabetes tipo 2, com até 200 milhões de portadores em todo mundo. Ao mesmo tempo sinaliza quemais 80% dos casos poderiam ser prevenidos.
Como então curar o diabetes antecipadamente”, como prevenir? Através de uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas regulares. Esta combinação poderosa e simples repercute em mais qualidade de vida e também previne uma série de outras doenças como hipertensão arterial, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, câncer, osteoporose e outras.
Uma excelente fonte de informações para começar é o livro Viver Mais e Melhor, escrito de maneira prática para uma leitura rápida visando trazer qualidade de vida, promoção de saúde e prevenção de doenças para o cotidiano.
Diagnóstico Precoce
Para terminar gostaria de lembrar que o rastreamento para diabetes (diagnóstico precoce) é recomendado para homens e mulheres com 45 anos de idade ou mais, particularmente aqueles com IMC = 25 kg/m (sobrepeso). Indivíduos com idade inferior a 45 anos e com sobrepeso devem realizar rastreamento principalmente se tiverem fatores de riscos adicionais (sedentarismo, parente de primeiro grau com diabetes, hipertensão, colesterol alto, dentre outros que seu médico pode esclarecer).
Sites de referência:
Sociedade Brasileira de Diabetes www.diabetes.org.br
American Diabetes Association www.diabetes.org